Portal do Governo Brasileiro
2012 - Livro Vermelho 2013

Aspilia discolor J.U.Santos DD

Informações da avaliação de risco de extinção


Data: 13-02-2014

Criterio: N/A

Avaliador: Lucas Moraes

Revisor: Luiz Santos

Analista(s) de Dados: CNCFlora

Analista(s) SIG: Marcelo

Especialista(s):


Justificativa

Endêmica do Brasil, com ocorrência exclusiva até o momento ao estado do Mato Grosso (Nakajima et al., 2009; Nakajima & Mondin, 2013). É conhecida somente pelo seu material-tipo, coletado em 1968 ao longo da estrada que liga Xavantina ao acampamento-base de acesso à Serra do Cachimbo (CNCFlora, 2013). Pouco se sabe sobre a distribuição geográfica, ecologia e biologia da espécie. Ações de pesquisa devem ser direcionadas a fim de se levantar maiores informações que possibilitem apropriadamente a categorização do seu risco de extinção.

Taxonomia atual

Atenção: as informações de taxonomia atuais podem ser diferentes das da data da avaliação.

Nome válido: Aspilia discolor J.U.Santos;

Família: Asteraceae

Mapa de ocorrência

- Ver metodologia

Informações sobre a espécie


Referências

- JOÃO UBIRATAN MOREIRA DOS SANTOS. O gênero Aspilia Thou. (Compositae-Heliantheae) no Brasil. Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2001.

- NAKAJIMA, J.; MONDIN, C.A. 2013. Aspilia In Lista de Espécies da Flora do Brasil. Jardim Botânico do Rio de Janeiro. (http://reflora.jbrj.gov.br/jabot/floradobrasil/FB15962).

Como citar

CNCFlora. Aspilia discolor in Lista Vermelha da flora brasileira versão 2012.2 Centro Nacional de Conservação da Flora. Disponível em <http://cncflora.jbrj.gov.br/portal/pt-br/profile/Aspilia discolor>. Acesso em .


Última edição por CNCFlora em 10/03/2015 - 16:12:58